sábado, 18 de abril de 2009

CÃES X GATOS


Nos desenhos animados, os gatos parecem sempre levar vantagem sobre os cães. Mas afinal, quem é mais esperto - o cão ou o gato?

Se dependesse dos desenhos animados, os gatos sem dúvida seriam considerados mais espertos que os cães. Vistos como inimigos naturais, no universo dos desenhos os gatos parecem sempre levar a melhor.

Mas não podemos usar os desenhos para definir qual dos dois é o mais esperto. É preciso antes saber como pensam estes animais, para assim entendermos como cada um age e reage diante do nosso mundo humano.

Se pensarmos que o cão tende a seguir seu dono o tempo todo, fazendo-o sentir-se o centro do seu universo, diríamos que esta sim é uma atitude extremamente inteligente. Agindo desta maneira, o cão obtém o que mais deseja – recompensas e muita afeição.

Já o gato tende a ignorar seu dono a maior parte do tempo, a não ser quando tem fome, ou quando quer sair para a rua. Situações estas onde habilmente o gato parece saber como chamar a atenção de seu dono.

Para quem gosta mais de cão, fica fácil afirmar que este animal é mais esperto que o gato, simplesmente por que ele é mais fácil de ser treinado. Na verdade os cães podem ser treinados para executar muitas tarefas, de guias para deficientes físicos ao trabalho como resgate de sobreviventes, perseguição a prisioneiros e combate ao tráfico de drogas.

Para aquelas pessoas que convivem com gatos, atitudes como independência, limpeza, seu enorme senso de direção que possibilita que o gato retorne sem problemas para casa, habilitam este animal como sendo o mais esperto.

Mas definir inteligência não é tão simples assim.

As pessoas, de maneira geral, tendem a avaliar a inteligência baseando-se no que eles consideram como mais importante. Mas temos que considerar que cães e gatos sentem e pensam de maneira muito diferente.

No caso dos cães, estudiosos em comportamento animal avaliam as habilidades destes animais baseando-se em 3 aspectos : inteligências instintiva,adaptativa e de trabalho.

Inteligência instintiva se refere às habilidades selecionadas geneticamente. Inteligência adaptativa descreve a maior ou menor habilidade do cão em perceber o mundo ao seu redor. E inteligência para o trabalho avalia com que facilidade o cão aprende comandos.

O cão tem mais facilidade para aprender e executar comandos, o que não significa que o gato não possa aprender truques e obedecer ordens. Ele apenas parece não ser muito hábil para aprender a linguagem nem ler as pistas sociais, tanto quanto o cão.

O gato, porém, tem uma grande capacidade para perceber mudanças no ambiente, como se pudesse prevê-las antes de acontecer. Ele observa e reage, como se dotado de um sexto sentido, muitas vezes não compreendido.

Para os donos de cães e gatos, estas diferenças parecem ter pouca ou nenhuma importância. O que conta mesmo é a capacidade que ambos, cães e gatos, têm para demonstrar sua atenção e seu grande amor.

Referências bibliográficas:

-Stanley Coren : "What do the dogs know" "The inteligence of the dog"

-Encyclopedia article : from Encarta site

Artigo extraído do site www.espaçoanimal.com.br


Postado por Andrini Alves Vieira

Um comentário:

  1. adoro animais (até tenho 3 gatos, 2 cadela,7 peixes, 1 piriquito, 25 cavalos, 3 vacas, 4 coelhos e ainda tenho uma tartaruga chamada ZIBOU) resumindo tenho uma quinta.... adeus

    ResponderExcluir