sábado, 18 de abril de 2009

Os cães sentem cheiro de medo?


Não é exagero afirmar que os cães sentem cheiro de medo sim! Eles percebem quando alguém está temeroso pelo comportamento que demonstram (atitude, postura e expressão do rosto), além da transpiração. Quando sentimos medo, nosso organismo produz mais adrenalina (substância que eleva o batimento do coração e a pressão arterial), fazendo com que o suor fique com cheiro diferente, só sentido pelo cão.

Esse animal tem ótimo olfato (considerado um milhão de vezes mais potente do que o do humano). Não é pra menos que é utilizado para localizar vítimas de desabamento, drogas, entre outras tarefas, nas quais o faro faz a diferença. Por isso, ele pode interpretar nossa reação como uma ameaça e reagir de forma agressiva para se defender.

CHEIRA O RABO - O olfato é tão importante, que eles estão sempre cheirando o rabo um do outro. A atitude serve para estabelecer o primeiro contato, como se fosse uma maneira de cumprimento.

Os cães se identificam pelo cheiro produzido pelas glândulas anais (responsáveis pela fabricação de um líquido amarelo- claro). Eles soltam esse líquido o tempo todo, porém, em pequenas quantidades por isso, não o sentimos. Mas quando estão em perigo, estressados ou precisam se proteger, eliminam maior quantidade. Daí podemos senti-lo.

Esse cheiro e o do xixi permitem ao cão saber tudo sobre o outro, como raça, se é macho ou fêmea, jovem ou adulto, além de servir para marcar território.

Quando não querem que os demais saibam disso, andam com o rabo entre as pernas para evitar que sintam o cheiro. Os líderes andam com o rabo levantado e o abanam bastante para espalhar mais o odor, como forma de demonstrar sua autorida

Retirada de : http://diarinho.dgabc.com.br
Postado por: Grasiane de Sousa

Nenhum comentário:

Postar um comentário