segunda-feira, 13 de abril de 2009

A origem do Doberman



Cão de origem germânica, de trabalho e de grande porte. Também foi utilizado como cão de guerra. Ele é um animal de grande agilidade, mordida poderosa e sempre atento. A sua estrutura aerodinâmica permite-lhe atingir grande velocidade e transpor obstáculos facilmente. As fêmeas tendem a ser mais pacificas, enquanto os machos tendem a ser mais agressivos. Mas, como em todas as raças, mais do que a genética, é o dono que molda a atitude do cão, não sendo de estranhar encontrar dobermans pacíficos e extremamente disciplinados. É muito territorial, quer com pessoas, quer com outros cães, sejam eles da mesma raça, maiores ou mais pequenos, e muito corajoso.
Os franceses consideram que o Doberman deriva do seu cão pastor de Beauce e é certo que entre ambas as raças há uma notável semelhança. Por sua vez, os cinófilos alemães preferem derivar o Dobermann de diversos antepassados; por exemplo o consideram originário da Teringia e, precisamente da aldeia de apold, onde um simples porteiro de palácio de nome Dobermann (de quem derivaria o nome da raça) haveria conseguido obter este cão pelo cruzamento de várias raças, entre elas o pastor alemão antigo e o pincher alemão. No princípio, a raça tivera por nome "belling", aparente mente o apelido daquele porteiro, mas há quem diga que o belling era um cão completamente diferente. Segundo outros especialistas , o velho pastor alemão haveria sido a raça básica para criar o Dobermann, mas empregando, além do pincher, o braco de Weimar. É provável também, que mais adiante o Dobermann tenha recebido sangue inglês no sentido de que, num primeiro momento, era um pouco tosco e longo afinou-se através do cruzamento com o terrier preto fogo (blanck and tan), presente na Alemanha com dimensões consideráveis. Parece que somente em 1900 o Dobermann adquiriu a conformação ágil que ostenta hoje.
Já nos referimos aos dotes psíquicos e as aptidões da raça. Agreguemos que possui grande capacidade de aprendizagem e é fácil de adestrar. De constituição muito robusta, suporta facilmente fadigas e intempéries e, em qualquer circunstância, está disposto a sacrificar a vida para proteger o dono. Para manter uma boa relação com este cão, o dono precisa estar permanentemente a lembrar ao animal que quem manda é ele.


Altura média quando adulto: Cerca de 65 cm.


Peso médio quando adulto: Cerca de 35 kg.


Cores mais comuns: Preto com mancha cor de fogo ou castanho.

(compilamento de trechos extraídos de diversos outros sites)

Um comentário:

  1. Me surpreende a afirmativa de que esse cão estaria disposto a sacrificar a própria vida para defender seu dono. Todas as referencias que tenho dessa raça contrariam essa informação. Tive uma vizinha que teve que pular o muro de sua casa varias vezes para escapar de agressão do próprio cão. E ele era muito bem tratado!

    ResponderExcluir