quinta-feira, 2 de abril de 2009

Táxi para cachorro vira moda em SP

Donos usam serviço para levar animais a veterinário, clínicas e viagens. Conselho de Veterinária diz que é preciso cuidado aa contratar serviço.
Há dois anos, a rotina é a mesma. Pelo menos uma vez por mês, Laila pega um táxi para ir à clínica para um tratamento estético e, a cada três meses, pega novamente o veículo para fazer avaliação médica regular. Com isso, os gastos mensais com o transporte variam de R$ 80 a R$ 100. Como as duas “irmãs” dela têm a mesma programação, a “mãe” gasta com o táxi das “filhas” de R$ 240 a R$ 300 a cada 30 dias.
O valor pode até ser alto, mas para a profissional autônoma Sandra Regina Pedecino, de 43 anos, “é um dinheiro bem gasto” uma vez que, com o uso do táxi, ela passou a ficar mais livre para o trabalho e mantém garantida a segurança das “meninas”. O que pode parecer cuidado excessivo de uma mãe zelosa fica bastante compreensível quando Sandra apresenta suas três “filhas”: Laila, de 9 anos, uma São Bernardo; Ness, de 10 anos, uma labrador; e Hana, de 11 anos, uma akita.
“Meu pouco tempo me levou ao táxi. Era muito complicado ter que levá-las toda vez. O táxi é mais cômodo e seguro. Elas vão presas na caixa de transporte. E a Ana gosta de cachorro. Trata elas muito bem”, conta, referindo-se à taxista Ana Maria Giodevi que presta o serviço às cadelas dela desde 2007.
As “filhas” de Sandra – que garantem à taxista corridas rotineiras pela Mooca, na Zona Leste de São Paulo - são, para Ana, o exemplo de um público crescente na capital paulista que vem estimulando o surgimento de serviços de transporte. “De um ano para cá, aumentou bastante a procura pelo táxi para cachorro. Conforme vai crescendo a demanda por serviços para animais como creche, espaços de recreação, estética, spa, adestramento, vai crescendo também a procura pelo serviço de táxi”, afirma a taxista.

Aumento na procura
Foi justamente esse aumento na demanda – acelerado no último ano - que fez com que, há dois anos, ela deixasse o setor de transporte de estudantes pelo dos novos clientes. A alteração levou a uma elevação nos lucros do táxi. “Ganho mais dinheiro levando cachorro do que universitário e me dá mais prazer. Minha renda aumentou em 20%. É gratificante.” Por semana, são cerca de 50 corridas realizadas. “Fora quando aparece algum resgate. Alguma (associação) protetora que resgatou o cachorro e arrumou uma pessoa para adotar. Já cheguei a levar até para o Rio de Janeiro”, conta.
Esse aumento na procura pelo serviço também é confirmado por Victor Belo Aluete, proprietário do Canil V.B.A. Há 27 anos trabalhando com animais e há 10 oferecendo o serviço de transporte de pets, Aluete também registrou um crescimento na procura pelo serviço de taxo do início de 2008 para cá. “Tem semana que você não consegue nem descansar. Nos quatro carros, a gente faz uma média, por baixo, de 120 a 150 remoções por semana”, conta. Segundo ele, a procura pelo serviço aumentou tanto ao longo do dia como nas madrugadas. “A gente oferece o serviço 24 horas. À 1h, às 2h, tem muita corrida para hospital veterinário. A gente tem convênio com hospitais. E, de um ano para cá, a gente tem sentido um aumento de 20% ao mês. Um crescimento constante”, afirma. Além dos trajetos para clínicas e hospitais, a empresa realiza viagens e até remoção de animais mortos para crematórios e cemitérios. A procura pelo serviço tem sido tanta que algumas empresas inclusive se especializaram em alguns tipos de trajeto. Na Dog Master Brasil, empresa que trabalha com pets há 23 anos, táxi só para viagens de, no mínimo, 100 km. “É melhor porque você faz o transporte fora das áreas de pico (de trânsito). Não tenho muito tempo para atender curtos trajetos”, afirma Alessandro Peletti, proprietário da empresa. Segundo ele, nas viagens longas é possível cobrar por quilômetros rodado, facilitando os cálculos do preço por trajeto. Em sua empresa, o quilômetro rodado no táxi dog sai por R$ 0,80.

Cuidados
Apesar de o setor não ter norma própria, segundo o Conselho Regional de Medicina Veterinária de São Paulo (CRMV-SP) os donos de animais devem tomar alguns cuidados antes de contratar esse tipo de serviço.


Embora não seja obrigatório, para o conselho é importante que o serviço esteja ligado a alguma clínica ou hospital veterinário. Também é importante verificar se os veículos possuem caixas apropriadas para o transporte dos animais, que só deve ser feito nesse tipo de compartimento. Além disso, nenhum tipo de atendimento veterinário pode ser prestado dentro desses veículos.




Serviços


Au Táxi (11) 3876.2118

Canil V.B.A (11) 2283.0957 http://www.canilvba.net ]

Dog Master Brasil (11) 2653.0744 http://www.dogmasterbrasil.com.br/


Fonte: http://www.g1.com.br/


Postado por Andrini Vieira

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