sábado, 18 de abril de 2009

SUSTO: Cidade de Teresina já registrou 800 casos de calazar este ano de 2009

Não é só a dengue que preocupa as autoridades da saúde pública de Teresina. O calazar, doença transmitida também por picada de mosquito, apresentou elevado número de casos nos dois primeiros meses deste ano, em relação a igual período do ano passado.

Segundo o gerente de Zoonoses da Fundação Municipal de Saúde, Romualdo Spíndola, somente nos meses de janeiro e fevereiro, foram registrados mais de 800 casos de cães soropositivos. No ano passado, o número de animais infectados chegou a 1.521 durante todo o ano, conforme dados da Gerência de Zoonoses. Além disto, em 2009, quatro pessoas morreram vítimas do calazar.

Com a chegada de novos kits foi, reiniciado o inquérito sorológico nos bairros da cidade com a realização dos exames. Os animais positivos são recolhidos e levados para a eutanásia. Os cães são os maiores transmissores do calazar devido ao grande número existente.

Romualdo Spíndola disse que o maior obstáculo para o sucesso da campanha preventiva contra o calazar em Teresina é a recusa dos donos de cães de entregar os animais infectados para os agentes para que os mesmos sejam eliminados, evitando, assim, a contaminação de outros cães e também de seres humanos. Segundo ele, a recusa chega a 40% dos casos confirmados.

Outra dificuldade encontrada pelos agentes que trabalham na borrifação das residências é a grande rejeição da população em deixá-los realizar esse trabalho para a eliminação do mosquito flebótomo, transmissor do calazar. A borrifação envolve cer-ca de 600 agentes.

A Fundação Municipal de Saúde recomenda aos proprietários de cães que façam os exames periódicos em seus animais, principalmente no período chuvoso, quando aumenta o número de mosquitos e o perigo de transmissão do calazar.Diário do Povo - PI

Postado por : Grasiane Sousa

Nenhum comentário:

Postar um comentário