segunda-feira, 12 de abril de 2010

Manx

Você sabia que existe uma raça de gatos que não tem rabo?
É, existe sim! São conhecidos como "Manx", e vamos conhecer melhor como esse bichano costuma se comportar.


Foto: catfacts.org
Características
A característica mais marcante do Manx é a ausência da cauda (anuro). A pelagem da raça é macia, densa e curta, com o subpêlo espesso e lanoso. O sobre-pêlo mais longo dá o aspecto brilhante a pelagem. Na raça, todas as cores e combinações de pêlos são reconhecidas. Assim, podem ter cores sólida, bicolor, tigrados, marmorizados entre outras.

O corpo desses gatos é compacto e bem musculado. As pernas dianteiras são curtas e afastadas, sendo que as traseiras são um pouco mais compridas e musculosas, fazendo seu andar semelhante ao de um coelho. A cabeça é bem proporcionada ao corpo, com o focinho curto, as orelhas pequenas, eretas e voltadas para frete. Os olhos são grandes e redondos, com a coloração combinado com a pelagem.

O Manx nunca possui um dono apenas, pois ele acaba se tornando amigo de todas as pessoas da família e de todos os demais freqüentadores da casa. Ele é um gato muito caseiro, tem o lar como seu reino, busca muito pouco ambientes externos e sai apenas para alguns passeios rápidos. Entretanto, quando sai de casa, o Manx se mostra um ótimo escalador de árvores e caçador, graças aos seus reflexos apurados.

 
Foto: kayt.nl
 Histórico
Acredita-se que o Manx teve sua origem por volta de 1580, quando um navio de carga, que levava à bordo alguns gatos sem cauda, os quais combatiam os ratos no porão e armazém. Este barco acabou naufragando na Irlanda, perto da Ilha de Man. Isolados nesta ilha, os gatos sobreviventes foram selecionados naturalmente, através de cruzamentos entre si. Dessa forma, o Manx acabou passando hereditariamente a ausência de cauda. Os habitantes dessa ilha são tão orgulhosos do Manx, que chegaram a cunhar sua efígie na moeda local.

Cuidados
O Manx deve ser escovado com bastante freqüência, porém de forma bem leve. Além da escovação, o dono deve estar atento ao peso do gato, pois está raça tem tendência a obesidade. Para tanto, o dono deve sempre estimular seu gato a fazer exercícios. Além disso, uma alimentação adequada fará com que seu gato cresça saudável e com uma pelagem lisa e brilhante. O dono deve estar atento e realizar consultas regulares ao médico veterinário.
 

Foto: manxcats.org
Origem: Irlanda   
Perfil: Apegado
Tipo de Pêlo: Curto
Tamanho: Médio
Peso Mínimo: 4 Kg  Peso Máximo: 6 Kg
Temperamento: Dependente
Nível de Atividade: Moderado
Idade: média de 9 anos

Você tem um Manx? Mande fotos e conte para nós como é essa relação.

Fonte: Cão & Cia

Um comentário:

  1. Oi, tenho um gato que tem toda característica de um Manx. Ele é vermelho e branco,lindo.Muito inteligente .

    ResponderExcluir