domingo, 3 de maio de 2009

GESTAÇÃO DOS CÃES

A gestação nas cadelas dura em torno de 58 a 63 dias. Esse tempo é influenciado por diversos fatores como por exemplo, número e tamanho dos filhotes. A gestação pode ser confirmada por ultra-sonografia, que também mostrará o número de fetos e sua posição no útero. Também importante para o acompanhamento do desenvolvimento dos fetos.
O diagnóstico através de palpação pode ser feito a partir dos 30 dias. Com 35 dias já se observa o desenvolvimento das glândulas mamarias, que ficam rosadas e túrgidas. Nessa fase já há aumento acentuado de peso.Com 40 dias o abdome já está aumentado.
Aos 45 dias o RX já evidencia ossos da cabeça, vértebras, costelas e ossos longos dos membros.
Com 49 dias a cabeça dos fetos já é bem palpável e há grande aumento nas glândulas mamarias.
A partir da 8a semana de gestação, o movimento dos filhotes já pode ser visto quando a cadela está deitada. Os filhotes já podem nascer de forma segura. 1 semana antes do parto, principalmente nas fêmeas em primeira gestação, ocorre secreção aquosa nas glândulas mamarias.
Nas 3 ultimas semanas de gestação sua alimentação deve ser reforçada. O uso de ração balanceada de boa qualidade e de formulação para filhotes e fêmeas em gestação, é a melhor forma de garantir os nutrientes necessários, sem a necessidade de suplementos extras.
Durante a gestação, devido a ação da progesterona, o tempo de esvaziamento gástrico da cadela aumenta, mas ao mesmo tempo a motilidade gástrica diminui, conforme o estômago é deslocado pelo útero em crescimento. Portanto o ideal é que se forneça a alimentação em pequenas porções várias vezes ao dia, facilitando a digestão. É normal que no final da gestação a cadela perca o apetite, principalmente quando está próximo da hora do parto.
Duas semanas antes do parto prepare o local onde a cadela irá ter seus filhotes e a estimule a deitar e dormir lá. Isso a deixará mais segura na hora do parto.


POSTADO POR GRASIANE
Foto: natgeo.com.br
Ilustração: vira-lata.org

11 comentários:

  1. Esta foto é da NETGEO, deve ser citada a fonte ou é considerado plágio.

    ResponderExcluir
  2. Cau, valeu pela dica. Já está alterado.

    ResponderExcluir
  3. GOSTEI MUITO DA EXPLICAÇÃO, MUITO BOM ESTE BLOG, EXPLICA TUDO DIREITINHO SOBRE A GESTAÇÃO.

    OBRIGADA!

    ResponderExcluir
  4. tenho uma lhasa apso que esta para ter seus filhotes a qualquer momento entre os dias 12 e 18 de janeiro/2011, segundo a vet,desde ontem 13/01 ela tem apresentado alteração na respiração e alguns tremores pelo corpo, gostaria de saber se é normal, abraços
    Clélia/Taubaté-SP

    ResponderExcluir
  5. minha cachorra poodle esta gravida e essa materia me ajudou muito..valeu

    ResponderExcluir
  6. GOSTEI MUITE DAS EXPLICAÇÕES,SE EU TIVESSE PESQUISÁDO ANTES ESTE BLOG,DE CERTEZA QUE A ESTA ALTURA A MINHA MIMI NÃO TERIA PERDIDO TODOS OS SEUS FILHLTES.

    ResponderExcluir
  7. Amei toda a explicação sobre a gestação canina, pois não deixa nenhum leitor com dúvidas e além de tudo coloca fotos que podemos saber como é o desenvolvimento embrionário, no qual eu mesma estava a procura.

    ResponderExcluir
  8. Será que é mais provavel que o parto de uma cadela da raça fila brasileiro seja com 58 dias devido ao seu tamanho ou isso nao tem nada a ver?

    ResponderExcluir
  9. oi gostei muito de ler essa materia minha poodle esta pra ganhar filhotes ate o dia 15/01/14 mais ela nao esta com a barriga grande aumentou bem pouco hoje ela amanheceu com a vulva maior e lambendo o q isso quer dizer?

    ResponderExcluir
  10. Por favor, vcs poderiam me esclarecer se possível , se uma cadela que teve cinomose e se curou, pode quando estiver adulta a gerar filhotes? Se este vírus continuara em seu corpo? Se ela transmitirá para os filhotes?

    ResponderExcluir
  11. meleca escorrendo do nariz

    ResponderExcluir