terça-feira, 19 de maio de 2009

"Você tem escovado os dentes do seu cachorro?"

Nem sempre nos lembramos de escovar os dentes dele , como lembramos de escovar os nossos.

Os cachorros filhotes possuem 28 dentes de leite que começam a cair por volta dos 3 meses de idade, e, logo em seguida começam a nascer os permanentes que são 42. Bastante dente para ser ignorado, você não acha?

Os cachorros possuem placa bacteriana nos dentes como nós, se não os escovarmos. Antigamente, quando eram selvagens eles roíam ossos em demasia, o que deixava seus dentes mais limpos. Porém hoje em dia não é mais assim. Além daquele cheirinho quente e desagradável que vem de sua boca, o tártaro vai se acumulando principalmente nos caninos e molares, se não houver a escovação.

Claro que você não precisa escovar à cada refeição, porém se pelo menos a cada 2 dias você conseguir, será ótimo para a saúde bucal de seu amigo.

Você deve estar se perguntando como fazer isso, segue abaixo algumas boas dicas:

- Acostume seu cão primeiro: sente com ele, deixe-o calmo e vá passando seus dedos em sua gengiva. Na primeira vez ele pode estranhar mas em 2 ou 3 sessões já vai se acostumar. Não se esqueça de dar petiscos para reforçar o bom comportamento dele. Não tem problema sujar os dentes agora, afinal você não vai fazer isso ao final de toda refeição.

- Enrole uma gaze no seu dedo e massageie novamente a gengiva dele. Ele vai estranhar mais ainda por causa da gaze. Ao final, o elogie e dê seus petiscos favoritos.

- Você pode utilizar aqueles líquidos orais só que próprios para cachorros. Coloque a gaze neste líquido e passe nos dentes do seu cachorro. Eu prefiro fazer isso com água mesmo.

Pronto! Os dentes estarão limpos. Se der, passeie com ele depois da higiene bucal que ele vai adorar todas as vezes que você escovar seus dentes.

Ah! Vale a pena lembrar para você NUNCA usar pasta de dente ou anti-séptico de seres humanos no seu amigo, ok?

Por Guilhermo Coelho

Postado por Andrini Vieira

2 comentários:

  1. Eu adorei estas dicas!É que a minha cachorra(Duquesa)teve a primeira cria dela,e eu fiquei tão empolgada com isso que resolvi proucurar na internet os cuidados que devemos ter com os cães!
    Valeu pelas dicas!Bjs

    ResponderExcluir
  2. Que bom que gostou!
    Continue acessando e sempre que quizer envie suas dicas de matérias.
    Grande abraço do PataVip

    ResponderExcluir