quinta-feira, 28 de maio de 2009

Feira do Abrigo Animal


Olá Pessoal!

Neste sábado dia 30 de maio teremos a feira de adoção e bazar do Abrigo Animal no estacionamento do supermercado BIG DA BEIRA RIO.

Não perca!

“A ciência pode ter encontrado a cura para muitos males; mas não tem encontrado nenhum remédio para o pior deles – a insensibilidade dos seres humanos”


Postado por Andrini Vieira

quarta-feira, 27 de maio de 2009

Como é criada uma nova raça de cachorro?


Muitas raças surgiram naturalmente, a partir da miscigenação de vários animais. Mas o homem também contribui com esse processo, realizando cruzamentos planejados e selecionando gerações e gerações de filhotes até chegar a novos cachorros. "Para criar uma raça, o interessado pesquisa as principais características de certos cães, escolhe os que melhor podem passar tais características para os filhotes e tenta o cruzamento. Isso não é fácil e requer muitos anos de estudo, pesquisa e experimentos", afirma a treinadora Sheila Niski, que trabalha num grande canil de São Paulo. Para desenvolver o boxer no século 19, por exemplo, foi usado um cão forte e com a mandíbula saliente, que tinha grande facilidade para abocanhar o focinho de outros animais.
Por volta de 1830, criadores cruzaram essa raça com um buldogue inglês e os melhores filhotes, ou seja, os mais parecidos com o atual boxer, foram usados para dar continuidade ao desenvolvimento da nova raça. A interferência humana nas linhagens caninas não surgiu nos últimos séculos. "Há milhares de anos, os homens perceberam que os cães poderiam ser úteis no dia-a-dia, ajudando na caça e no pastoreio. Com o passar do tempo, passaram a selecionar os melhores animais para essas respectivas funções", diz Sheila.



De volta às origens

Histórias curiosas marcam o surgimento do doberman, do fila e do pastor alemão

Criação brasileira
O fila brasileiro foi a primeira raça de cachorro do país reconhecida internacionalmente. É impossível precisar sua origem, mas estima-se que esse tipo de cão começou a surgir há cerca de 400 anos. Colonizadores europeus trouxeram para o Brasil raças como o old english bulldog, o mastiff inglês e bloodhound, que começaram a cruzar entre si. O fila apareceu dessa miscigenação, ocorrida principalmente no meio rural, onde o cachorro de grande porte era bem-vindo para guardar fazendas e manejar o gado.


Feito para a guerra
O pastor alemão surgiu no século 19, criado pelo oficial do Exército germânico Max von Stephanitz. Ele teria feito uma seleção das melhores crias de vários cães pastores da Alemanha - é possível até que alguns animais tenham sido fruto de cruzamentos entre cachorros e lobos. Os pastores alemães ficaram famosos na Primeira Guerra (1914-1918), quando foram usados como mensageiros ou para farejar inimigos.


Grande mistura
O doberman ganhou esse nome do seu criador, o alemão Friedrich Louis Dobermann, um cobrador de impostos que trabalhava nas horas vagas recolhendo cachorros perdidos. A raça surgiu no final do século 19 a partir de seguidos cruzamentos misturando vários cachorros: pastor alemão (de quem herdou o temperamento e inteligência), pinscher alemão (agilidade), rottweiler (força, coragem e guarda), weimar pointer (habilidade de caça), greyhound inglês (velocidade) e manchester terrier (pelagem curta).


Retirado de Mundo estranho.

segunda-feira, 25 de maio de 2009

PROMO'CÃO'


Olá pessoal
!

As incrições para a PROMO'CÃO' do PataVip deste mês estão aberta.
As normas serão as mesmas, lembrando que os vencedores do mês passado não poderão participar.

Mandem fotos, vídeos, e uma breve descrição do seu amiguinho.

Nesta edição teremos apenas 1 vencedor, e ele será premiado com um banho e uma tosa oferecido pela Pet Shop Vila dos Bichos.

O que está esperando?
Mande já seu email para patavip.com@gmail.com

Boa sorte a todos!


Postado por Andrini Vieira

sexta-feira, 22 de maio de 2009

Vídeos muito fofos!

Esses vídeos abaixo foram todos produzidos para comerciais da marca Pedigree. Não querendo fazer uma propaganda, mas já fazendo, gostaria de compartilhar com vocês estas imagens engraçadíssimas e super fofas!!

"SOMOS LOUCOS POR CACHORROS"









Postado por Débora Kellner

quinta-feira, 21 de maio de 2009

Procura-se o dono!





Essa gatinha está perdida desde o dia 18, e uma família a acolheu. Mas eles já tem seis gatos e não podem ficar com ela. A família está a procura do seu dono, caso o dono não seja encontrado, quem tiver interesse em ficar com ela pode entrar em contato com o Witt pelo e-mail witt@witt.eng.br .

Postado Por Débora Kellner

terça-feira, 19 de maio de 2009

"Você tem escovado os dentes do seu cachorro?"

Nem sempre nos lembramos de escovar os dentes dele , como lembramos de escovar os nossos.

Os cachorros filhotes possuem 28 dentes de leite que começam a cair por volta dos 3 meses de idade, e, logo em seguida começam a nascer os permanentes que são 42. Bastante dente para ser ignorado, você não acha?

Os cachorros possuem placa bacteriana nos dentes como nós, se não os escovarmos. Antigamente, quando eram selvagens eles roíam ossos em demasia, o que deixava seus dentes mais limpos. Porém hoje em dia não é mais assim. Além daquele cheirinho quente e desagradável que vem de sua boca, o tártaro vai se acumulando principalmente nos caninos e molares, se não houver a escovação.

Claro que você não precisa escovar à cada refeição, porém se pelo menos a cada 2 dias você conseguir, será ótimo para a saúde bucal de seu amigo.

Você deve estar se perguntando como fazer isso, segue abaixo algumas boas dicas:

- Acostume seu cão primeiro: sente com ele, deixe-o calmo e vá passando seus dedos em sua gengiva. Na primeira vez ele pode estranhar mas em 2 ou 3 sessões já vai se acostumar. Não se esqueça de dar petiscos para reforçar o bom comportamento dele. Não tem problema sujar os dentes agora, afinal você não vai fazer isso ao final de toda refeição.

- Enrole uma gaze no seu dedo e massageie novamente a gengiva dele. Ele vai estranhar mais ainda por causa da gaze. Ao final, o elogie e dê seus petiscos favoritos.

- Você pode utilizar aqueles líquidos orais só que próprios para cachorros. Coloque a gaze neste líquido e passe nos dentes do seu cachorro. Eu prefiro fazer isso com água mesmo.

Pronto! Os dentes estarão limpos. Se der, passeie com ele depois da higiene bucal que ele vai adorar todas as vezes que você escovar seus dentes.

Ah! Vale a pena lembrar para você NUNCA usar pasta de dente ou anti-séptico de seres humanos no seu amigo, ok?

Por Guilhermo Coelho

Postado por Andrini Vieira

quinta-feira, 14 de maio de 2009

DESAPARECIDO


Olá,nosso cachorro fugiu, moramos na Procópio Gomes, 1510 - Bucarein.
Ele é muito importante pra nós, amamos muito ele e ele sofreu sinomose quando pequeno, por isso precisa de cuidados..
É um cocker caramelo, tosado exceto no toperte...
Segue uma foto dele... por favor, ajude-nos a encontrá-lo. Emails também podem ser enviados para:

duartegus@hotmail.com
expressaoconsultoria@gmail.com

Carolina - Gustavo

30255933
99383606
99381098
91794610

Postado por Andrini

quarta-feira, 13 de maio de 2009

O encantador de Cães


Em "O encantador de cães", Cesar Millan – especialista em comportamento canino e apresentador do programa "Dog Whisperer", do National Geographic Channel – o ajudará a compreender a psicologia canina, para que você possa ter uma relação mais rica e recompensadora com o seu cão, fortalecendo os laços entre vocês e eliminando definitivamente os problemas de comportamento dele.
Com este livro, você aprenderá:

- por que os instintos naturais do cachorro são a chave para um relacionamento feliz com ele;
- que talvez você não esteja dando ao seu cão aquilo de que ele realmente precisa;
- como se relacionar com seu animal de modo “canino”;
- que não existem “raças-problema”, e sim “donos-problema”;
- por que todos os cães necessitam de uma função;
- como escolher um cachorro que seja adequado para você e para a sua família;
- as diferenças entre disciplina e punição;
- e muito mais!

"O encantador de cães" o ajudará a estabelecer a conexão que você sempre sonhou em ter com seu companheiro de quatro patas – com este que é, sem dúvida, o melhor amigo do homem.

Existem cerca de trinta milhões de cachorros no Brasil, e seus donos gastam uma fortuna com eles a cada ano. Mas por que tantos cães mimados são cheios de problemas? Neste livro acessível e definitivo, Cesar Millan revela do que os cães realmente precisam para ser felizes e realizados.

Com diversas participações no programa "The Oprah Winfrey Show", além de clientes que incluem celebridades do cinema e um programa de TV de grande popularidade, Cesar Millan é o especialista em cães mais requisitado dos Estados Unidos. Mas ele não é um treinador no sentido comum da palavra – sua capacidade quase mágica de lidar com os cães vem da profunda compreensão que ele tem da psicologia canina. Em "O encantador de cães", Cesar conta como aprendeu a entender o comportamento canino e compartilha sua sabedoria, ensinando o leitor a construir um relacionamento mais profundo e satisfatório com seu companheiro de quatro patas.

A fórmula de Cesar para um cão feliz e equilibrado, descrita neste livro, é incrivelmente simples. Apresentando os princípios da psicologia canina, Cesar conta detalhes de seus casos mais fascinantes, a fim de mostrar como problemas de comportamento comuns se desenvolvem e, mais importante, como podem ser corrigidos.


Extraído do site "Dogwalker"

Quem faturou as coleiras...

Numa disputa acirrada e polêmica, Schaylla e Zoinho foram os vencedores da enquete do maio.





Eles ganharam uma coleira oferecida pela loja Gang.




Os vencedores:
Schaylla


Zoinho

sexta-feira, 8 de maio de 2009

Cão Sonambulo

Cães também são sonambulos e sonham sabia? Confira esse cãozinho em dois vídeos que seus donos filmaram enquanto ele dormia! Acho que seu sonho era correr em uma maratona olímpica!





Postado por Débora Kellner

Alimentos que NÃO podem ser ingeridos pelos cães

Bebidas Alcoólicas
Muitas vezes são adocicadas e podem atrair cães e gatos, mas podem induzir uma intoxicação séria e às vezes fatal.
Sinais e efeitos colaterais: Descordenação, Excitação, Depressão, Urinar excessivamente, Respiração lenta, Ataque cardíaco e morte.

Abacate
Folhas, semente e a fruta do abacate contem uma substância tóxica chamada persina. Pode causar desarranjo gastro-intestinal.

Café (todas as formas)
Café contem componentes perigosos chamados xantinas que podem causar danos ao sistema nervoso e sistema urinário além de ser um estimulante cardíaco.

Cascas de batatas
Batatas e tomates contem uma substância chamada solanina e outro alcalóides. Se ingeridos em grande quantidade, podem gerar salivação excessiva, desarranjo do trato gastrointestinal, perda de apetite, depressão do sistema nervoso central e outors sintomas. Evite.

Cebola
Cebolas contme tiosulfato. Cachorros sensíveis a cebola podem desenvolver anemia. Felizmente todos os cachorros se recuperam quando não ingerem mais cebola.

Chocolate (todas as formas)
Chocolate contem teobromina, um composto diurético e estimulante do coração.
Sinais: Excitação inicial, beber e urinar excessivamente, vômito e diarréia. Chocolate pode causar ritmo cardíaco acelerado, podendo levar a convulsões ou mesmo morte.

Comidas estragadas ou mofadas
Muitos tipos de mofo contem uma toxina chamada aflatoxina. Pode causar vômito/diarréia, tremores musculares, descordenação, febre, salivação excessiva e danos ao fígado.

Comidas gordurosas
O problema principal destes alimentos é um desarranjo gastrointestinal e, em alguns casos pode culminar em uma pancreatite. Pode ser fatal em alguns animais e é quase sempre causado por comidas muito gordurosas como bacon.

Noz macadâmia
A macadâmia contem uma toxina desconhecida que pode afetar os músculos, o sistema digestivo e o sistema nervoso de cachorros. Já foram registrados casos de paralisia.

Uvas e uvas passas
Existem casos registrados de apenas 6 (seis) uvas ou passas causando insuficiência renal aguda. A toxina não foi identificada ainda.


Por Guilherme Coelho.



Postado por Andrini Vieira

terça-feira, 5 de maio de 2009

As fêmeas da PROMO'CÃO'







Os machos da PROMO'CÃO'





Zoinho

"Eu sou o filhote mais querido da mamãe. Na verdade, não sou um filhote, mas é assim que ela me chama. Meu nome de verdade é Zoinho. Tenho 6 anos e sou filho da Sol. De toda nossa família canina só restaram mamãe e eu. Minha mãe humana, a Ariele, mora longe, e quem cuida de mim é minha vovó Lena. Mas minha mamis sempre me visita e eu fico bem faceiro. Eu brinco bastante com ela e ganho muito carinho. Como ela está longe, às vezes ela não fica sabendo das minhas artimanhas. Nesse final de semanaela veio e descobriu que eu subo escadas de ré. Primeiro boto as patas traseiras, depois as da frente, é simples! Não sei porque, mas ela achou engraçado. Eu adoro posar para fotos, tomar banho e ganhar aquela massagem enquanto secam meu pelo."

Zoinho mora em Criciúma e é o "filho" da Ariele.
Postado por Andrini Vieira

A história de Fubeca


Essa gracinha é a Fubeca, a cachorrinha de Fernando Keller. Ela foi atropelada em frente a Pet Shop Vila dos Bichos e imediatamente socorrida pela veterinária Susana. De incío não acreditavam em sua recuperação, mas Fubeca esteve sempre forte e com vontade de viver. Felizmente hoje ela muito bem. Fernando a adotou a pequenina e agora ela tem um lar de verdade, com as vacinas em dia, ótima ração e principalmente muito amor e carinho.
Postado por Andrini Vieira

Requinho


O Requinho é o cãozinho do leitor Sidney de Azevedo, de Joinville. Sidney enviou um texto bem divertido e que caracteriza bem o seu lindo bichinho. Segue abaixo o texto na íntegra!

Raquítico, sarnento e esfomeado chegou um cãozinho branco com uma mancha preta em torno de um dos olhos. Não veio por si, mas pela graça que despertou em meu pai, quando este o viu abandonado em um terreno baldio numa caixinha de papelão. Não devia ter muito mais de um mês o rapazinho, pois justamente a primeira coisa que tomou foi leite. Creio que é da nobre raça Vira-lata. Passaram-se já seis semanas. E suas primeiras brincadeiras foram com a Miça (a nossa gata, filhote também) para a qual sempre perdia as lutas. Ficou forte, forte demais até, e ainda cresce, sendo que agora consegue vencer a gata – mas não muito… Só tem um defeito: é um grande vândalo, desses que adoram arrebentar vasinhos plásticos, que deixam os chinelos em pedaços, que destroem os pés de malva, agrião e alho (o que deixa enfurecidos meu pai e minha avó por conta disso)… Querem saber o nome dele? Pois é, não tem bem um nome, como todos os animais de nossa casa, ganha só um batismo que seja similar àquele barulho pelo qual atende. Ele parece entender bem o nosso som do “ééé”. Chamado de rex, leco, reco, telo, tejo (bem à casa portuguesa), tanto faz, importa a vogal aberta do “e”. Mas, para todo efeito, é normalmente chamado de Requinho. Ei-lo.

O Requinho está participando da nossa promoção! Gostaria de participar também? Mande um email para patavip.com@gmail.com com a história do seu bichinho e fotos!

Postado por Débora Kellner

A Pérola do locutor.

Essa é a Pérola a cachorra do locutor Ronaldo dos Santos, segundo ele, esta poodle tem uma inteligência superior a outros cães e diz ainda que também tem a capacidade de sorrir (o PataVip concorda)!
Normalmente em casa ela é bem quieta, um tanto depressiva, mas todos a amam demais, assim como os outros 5 cães que fazem parte da família. A cachorrinha é apaixonada pelo tom de voz (Cid Moreira) de seu dono. Ah! Ela odeia o Antonio Luis, seu irmão cão, que também está fazendo parte da promoção!

Postado por Andrini Vieira

segunda-feira, 4 de maio de 2009

Vitor Hugo

O Vitor é um yorkshire de pouco mais de 2 anos. Sua mãe humana é a Juliane, quem paparica e cuida dessas madeixas maravilhosa que ele tem.
É um cãozinho muito sapeca. Também, é bem namorador, já teve várias namoradas e dele nasceram filhotes maravilhosos.
Ao contrário da foto que indica um cão feroz, Vitor Hugo é muito dócil. Pode até ser uma campanhia ambulante, mas mesmo assim é um ótimo anfitrião e um cachorro muito simpático.

Postado por Andrini Vieira

Procuram um lar















No último sábado, dia 04 de abril, foram abandonados em frente à minha clínica veterinária, 7 filhotes de cachorro, 5 fêmeas e 2 machos, SRD, com aproximadamente 45 dias de vida.
Eles foram vermifugados no mesmo dia e serão vermifugados novamente em 18/04. Daremos um banho cortesia na data em que forem doados e também daremos 50% de desconto na primeira dose de vacina.

Caso haja interesse em adotar um desses filhotinhos, entrar em contato com:

Clínica Late e Mia
Fone 47 3028-8393
Rua Alfredo Marquardt, 109
Saguaçú
Joinville - SC
Postado por Andrini Vieira

Filhotes de labrador para adoção

Gente, um amigo está doando filhotinhos de labrador, ele não tem mais condições de mantê-los. Estou com medo, pois se não conseguir doar, ele vai entregá-los na SUIPA para sacrificá-los.Eles têm aproximadamente 3 meses e são bem sadios.Quem se interessar, o telefone dele é 8795-1906 - João Costa. Obrigado por repassar, pois quem sabe "um amigo de seu amigo" esteja querendo um labrador e você nem está sabendo... Você vai ajudá-lo e ajudará também esses pequeninos filhotinhos...

Grata, Ingrid.
Postado por Andrini Vieira

PROMO'CÃO'

Pessoal pra evitarmos dúvidas explicarei como funcionará a escolha do
PataVip do mês de abril.

- As fotos e/ou vídeos serão aceitos até 05/05/2009 (terça-feira);*

- A votação será em forma de enquete, começa na quarta-feira (06/05) e encerra no domingo (10/05);

- Será escolhido uma fêmea e um macho;

- Cada um receberá uma coleira patrocinada pela loja Gang;



* As fotos que chegarem depois da meia noite do dia 05, participarão da promoção do mês de maio.

Postado por Andrini Vieira

Kiara, a espertinha.


Outra herdeira de Lilian é a Kiara, ela tem 7 meses e é filha da Susi. Num romance proibido ente Susi e Guga (um yorkishire que resolveu desaparecer depois do nascimento).
Apesar de sapeca, Kiara é muito querida. Pensando na cruza de uma poodle com um yorki já dá pra ter uma noção. Ela faz bagunças, mas sabe quando está errada. Muito atenta a tudo, quando vê o tempo fechando pro lado dela, se refugia na sua caminha pra ver se ameniza a bronca.


Postado por Andrini Vieira

Sra. Susi.

Essa lindona aí é a mãe de leito do Bob, o pinscher aqui de baixo. Dá pra se dizer que a Susi é a dona do pedaço. Lilian, sua dona, a descreve como uma cadelinha doce e amável. A poodle completará dia 04/11 7 anos, e está com a família desde que nasceu. É muito feliz, mas como está mais madura se tornou mais reservada, porém continua muito fofa.


Postado por Andrini Vieira

Mini amado cão!

Esse é o Bob!
O pequenino pertence a família de Lilian Vicente. É um dos três cães que fazem parte do lar deles. A carinha já descreve o quanto ele é sapeca e dengoso.

"Ele tem 6 meses, e adora um colinho... ele faz parte de nossas vidas e é muito importante para nós,principalmente para o Brian, meu filho de 6 anos, que sempre sonhou em ter um Pincher!Ele nasceu no dia 12/11/2008." Lilian.
Postado por Andrini Vieira

Meg, a vip.



Pessoal olhem como ela é lindona!!!

Seu nome é Meg, uma linda shi tzu de 1 aninho. Sua mãe humana é a Angélica, e é quem carrega a beldade pra cima e pra baixo. É uma legítima madame, adora estar no pet tomando banhos gostosos, porém lacinho na cabeça não é seu estilo (esse foi só pra foto, no minuto seguinte ela arrancou). É muito adorada também pelo pessoal da Pet Vila dos Bichos, inclusive foram eles quem mandaram a foto dela. Mas essa carinha de guti-guti para por aí, é só ter um espaçozinho e a fera já está aprontando e "saracoteando" por aí.

Postado por Andrini Vieira

domingo, 3 de maio de 2009

GESTAÇÃO DOS CÃES

A gestação nas cadelas dura em torno de 58 a 63 dias. Esse tempo é influenciado por diversos fatores como por exemplo, número e tamanho dos filhotes. A gestação pode ser confirmada por ultra-sonografia, que também mostrará o número de fetos e sua posição no útero. Também importante para o acompanhamento do desenvolvimento dos fetos.
O diagnóstico através de palpação pode ser feito a partir dos 30 dias. Com 35 dias já se observa o desenvolvimento das glândulas mamarias, que ficam rosadas e túrgidas. Nessa fase já há aumento acentuado de peso.Com 40 dias o abdome já está aumentado.
Aos 45 dias o RX já evidencia ossos da cabeça, vértebras, costelas e ossos longos dos membros.
Com 49 dias a cabeça dos fetos já é bem palpável e há grande aumento nas glândulas mamarias.
A partir da 8a semana de gestação, o movimento dos filhotes já pode ser visto quando a cadela está deitada. Os filhotes já podem nascer de forma segura. 1 semana antes do parto, principalmente nas fêmeas em primeira gestação, ocorre secreção aquosa nas glândulas mamarias.
Nas 3 ultimas semanas de gestação sua alimentação deve ser reforçada. O uso de ração balanceada de boa qualidade e de formulação para filhotes e fêmeas em gestação, é a melhor forma de garantir os nutrientes necessários, sem a necessidade de suplementos extras.
Durante a gestação, devido a ação da progesterona, o tempo de esvaziamento gástrico da cadela aumenta, mas ao mesmo tempo a motilidade gástrica diminui, conforme o estômago é deslocado pelo útero em crescimento. Portanto o ideal é que se forneça a alimentação em pequenas porções várias vezes ao dia, facilitando a digestão. É normal que no final da gestação a cadela perca o apetite, principalmente quando está próximo da hora do parto.
Duas semanas antes do parto prepare o local onde a cadela irá ter seus filhotes e a estimule a deitar e dormir lá. Isso a deixará mais segura na hora do parto.


POSTADO POR GRASIANE
Foto: natgeo.com.br
Ilustração: vira-lata.org

FATOS, MENTIRAS E VERDADES NO MUNDO CANINO

1. Em filhotes pequenos, 95% de sua imunização é obtida através do consumo do colostro, que é o primeiro leite produzido pela mães durante um tempo curto logo após o nascimento.
VERDADE Se a mãe é imunizada contra as principais doenças infecciosas caninas, seus filhotes também irão se proteger por 6 a 16 semanas após o nascimento se eles consumirem o colostro logo após o nascimento.

2. Fêmeas revacinadas antes da cobertura passam mais anticorpos para seus filhotes pelo colostro do que as fêmeas não vacinadas.
VERDADE Quanto mais alta for a concentração de anticorpos contra doenças infecciosas na mãe, maior será a proteção que ela passará para seus filhotes. A revacinação causa um aumento na produção de anticorpos maternos.

3. Enquanto estão presentes, os anticorpos recebidos da mãe não vão interferir com a vacinação permanente dos filhotes.
FALSO : Os anticorpos recebidos da mãe vão interferir na produção de anticorpos produzidos pelos filhotes por algumas semanas após o nascimento.

4. A via de administração (usualmente intramuscular ou subcutânea) não tem efeito no nível de proteção produzido em cães com idade para serem vacinados.
FALSO : O efeito da via de administração na resposta vacinal depende da vacina que é aplicada. Por exemplo, a vacina anti-rábica é mais efetiva se for administrada pela via intramuscular do que a via subcutânea. Com a vacina contra Cinomose, ambas as vias são igualmente efetivas.

5. Cães idosos(mais de sete anos de idade) podem ter uma diminuição na habilidade de produzir anticorpos após vacinação, então devem ser revacinados anualmente.
VERDADE Cães idosos não produzem anticorpos vacinais tão bem como cães mais jovens. A duração da proteção com uma vacinação única será mais curta em animais idosos. A revacinação anual impede que os níveis de anticorpos de proteção diminuam deixando o animal exposto a doenças.

6. A vacinação de animais que já estão doentes, irá prevenir a progressão da doença.
FALSO : A vacinação de animais doentes não irá prevenir a progressão da mesma, pois os anticorpos vacinais demoram vários dias até atingirem níveis de proteção que impeçam a progressão da doença. 7 dias a duas semanas são necessários para que o organismo produza quantidades suficientes de anticorpos para proteger os animais contra as doenças. Os anticorpos devem estar presentes antes da exposição do paciente ao agente causador da doença.

7. Filhotes vacinados devem ser protegidos do frio, pois a friagem reduz a quantidade de anticorpos produzidos após a vacinação.
VERDADE Pesquisas recentes em ninhadas separadas por sexo, idade e peso, demostraram níveis significativamente maiores de anticorpos em filhotes que não ficaram expostos ao frio durante o tempo de formação de anticorpos após a vacinação.

8. Cães não devem ser vacinados contra Cinomose, Hepatite, Leptospirose, Parainfluenza e Parvovirose, pois eles irão adquirir naturalmente imunidade.
FALSO : Todas as doenças citadas acima podem ser fatais. Quando o animal se recupera de uma desta doenças, o seu organismo pode realmente ficar imune a esta doença, mas as lesões nos orgãos e sistemas pode ser tão severas que podem predispor o animal a ter inúmeras outras doenças.

SAUDE E DOENÇAS

Amiguinhos, agora falaremos de um assunto muito importante: a vacinação. Se você leu minha história, notou que iniciei meu ciclo de vacinas aos 2 meses de idade. Alguns veterinários aconselham iniciarem aos 45 dias de vida, outros, aos 3 meses.

Abaixo, descrevo como foram minhas vacinas.
2 meses - 1ª dose da vacina óctupla (V8)
3 meses - 2ª dose da vacina óctupla (V8)
4 meses - 3ª dose da vacina óctupla (V8) e primeira dose da anti-rábica

Anualmente retorno ao veterinário para reforço das vacinas
Em todas às idas ao veterinário passei por exame geral e minha mamãe aproveitou para tirar todas as dúvidas sobre meu desenvolvimento.
Com essas vacinas meu organismo estará protegido contras as seguintes doenças: Cinomose, Coronavirose, Hepatite (adenovirose I), Adenovirose II, Leptospiroses, Parvovirose e Parainfluenza. A vacina contra a raiva é outra específica, a anti-rábica. Além disso, mamãe tirou dúvidas sobre uma outra doença que deixa os donos muito apreensivos, principalmente quem viaja para o litoral com seus amiguinhos peludos:
Previna-se!
Cuidado com a "dirofilariose canina"


Abaixo uma breve descrição dessas terríveis doenças:

Parvovirose: causada por um vírus que produz gastroenterite hemorrágica, ou seja, o cachorro tem vômitos graves, diarréia com sangue e uma severa desidratação. Isso pode até matar os filhotes. Seu cão poderá adquirir a parvovirose quando estiver em contato com local onde há vírus se, por exemplo, lamber alguma área onde outro bicho doente eliminou as fezes.

Coronavirose: produzida também por um vírus, causando gastroenterite, com sintomas de vômitos e diarréia, muitas vezes sem sangue. A forma de contato é a mesma da parvovirose.

Hepatite infecciosa: provoca nos cães vômitos, diarréia e falta de coordenação, levando o animal à morte. Causada por vírus com transmissão oronasal, ou seja, além de ingerir material contaminado, pode-se infectar por partículas de vírus presentes no ar.

Raiva: causada por vírus transmissível por meio da saliva de um animal infectado. Leva à morte animais e seres humanos. A raiva é transmitida pela mordida de um animal raivoso.

Leptospirose: causada pelas bactérias Leptospira spp, provoca lesão hepática aguda, com febres altas, apatia e muitas vezes icterícia (amarelamento da pele e das mucosas). E tem mais um agravante: essa doença é transmissível aos homens e outros animais. O cão pode ser infectado pela urina contaminada , principalmente de ratos. Nesse caso, o cãozinho ingere a urina contaminada ou, nos casos mais comuns, o rato urina na ração ou na água do animal. Existe a possibilidade de infecção por meio da pele.

Cinomose: causada por um vírus que provoca sintomas de doenças do trato respiratório e, em seus estágios mais avançados, apresentam sintomas nervosos, como falta de coordenação, ataques epiléticos e tiques nervosos. O contágio acontece por meio de partículas de aerossóis que estão presentes em ambiente infectado.

Parainfluenza: É um dos agentes causadores da chamada "tosse dos canis". O vírus, não contagioso ao homem, causa uma tosse não produtiva (sem catarro), com febre baixa ou ausência dela. O quadro persiste por 2 semanas e o prognóstico é bom. Os animais se contaminam pelo contato direto com cães infectados. O período de incubação é de nove dias. A associação de outros agentes (bordetella, adenovirus ou mycoplasma) com a parainfluenza é comum, e pode causar um quadro mais severo, como perda de apetite, apatia, tosse dolorosa e febre alta.

Curiosidades

A audição do cão

A audição dos cães é bem superior à humana. Um cão consegue escutar um som 4 vezes mais longe que uma pessoa. Além disso, ele pode detectar a origem do som em apenas 6 centésimos de segundo, ou seja, 0,06 segundo. Os cães também detectam sons de frequências menores e maiores do que as que a gente detecta. Assim, o intervalo da frequência do som que eles captam é bem maior que a do homem. Com isso, é possível usar apitos ultrasônicos para comunicar-se com o cão, sem que a pessoa escute. A frequência detectada pelo homem vai de 16 Hertz a 20.000; já a do cão, vai de 10 Hertz a 40.000.


A visão dos cães

As pessoas dizem que a visão do cão é inferior à nossa. Isso é verdade em vários pontos, mas em outros, a visão dos cães é superior.
Os cães enxergam com menos resolução e em menos cores do que os humanos. Segundo algumas pesquisas, eles enxergam em cinza, azul e amarelo, e não conseguem diferenciar vermelho, verde, amarelo e laranja. Por isso, se você for brincar de bolinha com seu cão em uma grama, dê preferência para as bolinhas azuis, pois para o cão será mais fácil de ver.
Por outro lado, a visão dos cães é mais sensível à luz e ao movimento que a dos homens. Assim, os cães enxergam melhor no escuro, e detectam movimentos, principalmente no escuro, mais facilmente do que nós.

O faro dos cães

O faro é o sentido mais desenvolvido dos cães, disparado. Um cão consegue sentir cheiros que nós nem ao menos conseguimos identificar. Eles podem também identificar e seguir rastros de cheiro de pessoas que já passaram há vários dias.
Os cães têm 200 milhões de células receptoras de odores, contra apenas 5 milhões dos humanos. Daí, conclui-se que eles sentem cheiros 40 vezes melhor do que nós.
Devido a essa tremenda capacidade, os cães são muito usados em tarefas que abordam odores, como para farejar drogas, achar pessoas mortas no meio do mato, rastrejar criminosos.

postado por Grasiane

sábado, 2 de maio de 2009

ENTREVISTA

Desde 1998 uma resolução do Conselho Federal de Medicina Veterinária condena o corte de orelhas, cordas vocais e unhas de cães e gatos. O corte de rabo ainda não está proibido embora eles não recomendem.
Infelizmente, as práticas ainda existem. E os indefesos animais acabam sendo mutilados por causa da vaidade de seus donos.



Confira a entrevista com a veterinária Susana Santos sobre o assunto.

PV: A caudectomia não é recomendada pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária, mas ainda não está proibida. Como você, profissional da saúde vê essa prática?
SS: A caudectomia (corte da cauda) deveria ser proibida assim como a conchectomia (corte de orelhas), cordectomia (cirurgia para animal não latir) em cães e a onicectomia (amputação das unhas) em felinos. A caudectomia não traz nenhum benefício para o animal, apenas visa a estética. A caudectomia se tornou um procedimento tão corriqueiro que muitas pessoas praticam em casa mesmo. Eu não faço a caudectomia, pois acho um sofrimento desnecessário ao animal.

PV: Como funciona o procedimento de uma caudectomia?
SS: É feita anestesia local, amputação e pontos.

PV: Já atendeu algum caso de mutilação doméstica mal sucedida, onde teve que interferir para salvar o animal?
SS: Não.

PV: A conchectomia e a cordectomia são proibidas, mas sabe-se que ainda é feita. Qual a punição para os profissionais que desrespeitarem a norma?
SS: O texto da Resolução n° 877 diz que os casos de práticas proibidas serão avaliados pela Comissão de Ética, Bioética e Bem-estar Animal (Cebea) e submetidos a apreciação do plenário do CFMV.

PV: Existe algum órgão no qual a sociedade possa fazer denúncias?
SS: As denúncias podem ser feita no Conselho Regional de Medicina Veterinária de cada estado.

PV:Quais os riscos que essas mutilações podem causar aos animais?
SS: Se forem realizadas de forma inadequada, podem resultar em estresse ao animal e infecções, que dependendo do grau podem levar o animal à morte.

PV: Existem muitos donos que procuram essas práticas?
SS: Sim, pricipalmente a caudectomia e a conchectomia em Pitt Bulls.

PV: Na sua opinião o que leva um dono a mutilar seu animal de estimação?
SS: No caso da caudectomia e conchectomia, apenas a estética. Cordectomia e onicectomia servem para evitar incômodos ao proprietário, que são naturais dos animais. De qualquer maneira, no momento em que um cão ou gato é adquirido, o proprietário deve estar ciente de seus hábitos.


Para denunciar: fiscalizacao@crmvsc.org.br ou (48)3232-7750

Postado por Andrini Vieira

sexta-feira, 1 de maio de 2009

Cinco dias de Brechó e Bazar

Ínício: Domingo dia 3 de Maio das 14.00h às 19.00h
Segunda (4/5) à quinta feira(7/5): da 13.30h às 17.30h

Local: Ed. Terraço Center, Rua Mario Lobo, 61, sala 1104, 11° - Centro

Participe e ajude o Abrigo Animal a cuidar dos animais recolhidos!


Postado por Andrini Vieira

Tradição

Um gaúcho entra na disputa pela coleira!


O Tradição é um Pitbull de 10 meses. Ele mora em Fontoura Xavier, no Rio Grande do Sul e é um dos xodós de Anderson Vieira, um apaixonado por bichos.

Nosso amigo Tradição adora crianças e brincar. Mas assim como o Antonio o Tradi, como é conhecido, rói tudo o que vê pela frente. Coleira, já foram muitas, o canil está em ruínas, ele destrui até mesmo os potes de alumínio. Mesmo assim, ele é um fofo, inclusive dá a patinha. Um exemplo de companheirismo.

Postado por Andrini Vieira