quinta-feira, 29 de julho de 2010

O que passa pela cabeça do seu mascote?

Você sabia que seu bichinho pode passar por problemas pscicológicos?
Confira a matéria publicada o blog Donna e saiba como ajudá-los em situações assim.

                                                                                                                Foto: Divulgação



A cadelinha Paty, uma mistura das raças pinscher e dachshund (salsicha), sempre demonstrou ter instinto materno aguçado. Chegou a cuidar dos filhotinhos de uma outra moradora da casa como se fossem seus. Mais tarde, a cadelinha de 3 anos convenceu a família Castro — responsável por ela — de que estava prenha.

Foram quase dois meses de suposta gestação, com direito a sintomas clássicos, como crescimento da barriga e até produção de leite. No entanto, quando Paty daria à luz, o diagnóstico impressionou: a cadela passava por uma pseudogestação, também conhecida como pseudociese. Trata-se de distúrbio hormonal, diferente de problemas como depressão, medo e estresse, que são ligados ao comportamento.

Assim como Paty, muitas cachorrinhas se dedicam completamente a uma gravidez que não existe. Segundo a veterinária e especialista em comportamento animal Rúbia Burnier, a pseudogestação é causada pela persistência do corpo lúteo após a ovulação e pelo aumento de progesterona, mesmo sem a fecundação ter ocorrido.

– A cadela passa a apresentar os sintomas típicos de uma gestação, como ficar ansiosa, comer mais, ter distensão abdominal e ficar sonolenta – afirma a especialista.
Demonstrar posse e proteção exagerada, principalmente com objetos pequenos — sapatos, camisetas e bichinhos de pelúcia — também são sintomas de uma falsa gravidez.
De acordo com a veterinária, a melhor maneira de prevenir a falsa gestação é a castração — retirada do útero e dos ovários. É uma maneira de evitar o período de cio e favorece a cadela quando o dono não pretende que ela reproduza. Mas não há motivos para se preocupar com o emocional do animal em casos assim. 

– Não existe frustração da parte dela, como muitas pessoas acreditam. Fazê-la cruzar para ficar prenha não vai deixá-la melhor, isso se encaixa somente aos humanos – garante Rúbia.

Confira aqui os casos mais sérios e os principais distúrbios comportamentais dos cachorros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário