quarta-feira, 30 de junho de 2010

Chá é bom pra cachorro


E para gato também. Pouca gente sabe, mas a fitoterapia pode fazer muito pela saúde dos animais


por Beth Fernandes

Se o bicho anda agitado, um bom chá de melissa pode deixá-lo calminho, calminho. Digestão difícil? Tente uma infusão de folhas de boldo. Agora, se o caso for um problema respiratório, a menta trará um alívio e tanto. Assim como a gente, os pets também saem ganhando com as plantas medicinais. Infusões ou mesmo cápsulas, não importa a forma — medicamentos fitoterápicos, 100% naturais, são cada vez mais adotados em clínicas veterinárias para curar desde feridas até dores articulares em animais domésticos.


Se o especialista indicar um chá, você só vai precisar de uma seringa. Já a cápsula pode ser misturada à ração. Vêm das plantas, também, as substâncias usadas em tinturas, óleos e pomadas.
"Geralmente o remédio tem boa aceitação", garante a veterinária Regina Motta, da clínica Homeo Patas, em São Paulo. As doses e a duração do tratamento variam de acordo com o tamanho do animal — e da encrenca.
Segundo o veterinário Marcos Fernandes, da Escola Paulista de Homeopatia, em São Paulo, o baixo custo dos fitoterápicos e a diminuição dos efeitos colaterais são as principais vantagens do tratamento. Os remédios costumam ser encontrados em farmácias especializadas ou de manipulação. "Por serem naturais, os princípios ativos são menos tóxicos e causam menor impacto no organismo", acredita a veterinária Regina.
Mas atenção! A prescrição do veterinário é indispensável. "Os fitoterápicos exigem os mesmos cuidados que as drogas alopáticas", alerta Valéria Oliva, da Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade Estadual de São Paulo (Unesp), em Araçatuba. "Se são utilizados da maneira errada, podem apresentar resultados indesejados", completa o professor veterinário Nilson Roberti Benites, da Universidade de São Paulo.

Homeopatia x fitoterapia
É fácil entender as diferenças entre as duas correntes
"A fitoterapia se vale apenas de plantas, enquanto a homeopatia utiliza também minerais e animais", esclarece o veterinário Marcos Fernandes, da Escola Paulista de Homeopatia, em São Paulo. E mais: o princípio ativo do remédio homeopático
é extremamente diluído. 

Os mais receitados
Tintura de calêndula: Cicatrizante e anti-séptico de uso tópico
Tintura de eufrásia: Usada como colírio contra conjuntivite
Chá de camomila: Alivia cólicas
Própolis: Para tratar problemas respiratórios ou irritações na pele
Chá de boldo: Infusão contra problemas no fígado
Passiflora e melissa: Contêm substâncias calmantes
Chá de quebra-pedra: Previne a formação de pedras nos rins
Arnica: Pomada de uso local, reduz inchaço e traumatismos
Copaíba: Óleo cicatrizante e antibacteriano
Menta: Infusão usada para inalação

Nenhum comentário:

Postar um comentário