terça-feira, 11 de agosto de 2009

Treinamentos do Programa Nacional de Abate Humanitário têm início em Santa Catarina

O Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento – MAPA, CIDASC, associações do setor produtivo e a Sociedade Mundial de Proteção Animal – WSPA Brasil firmaram em 2008 um acordo de cooperação visando implementar melhorias no manejo pré-abate e abate dos animais de produção no Brasil. Para isso, lançaram o Programa Nacional de Abate Humanitário – STEPS no dia 2 de abril de 2009 em Brasília.
No dia 27 de julho tiveram início os primeiros dos mais de 100 treinamentos que o Programa STEPS irá promover nas unidades com Serviço de Inspeção Federal, Estadual e Municipal no estado de Santa Catarina. As primeiras cidades contempladas foram Ipumirim e Lindóia do Sul, cujos médicos veterinários oficiais, agentes de inspeção e demais profissionais envolvidos no manejo pré-abate dos animais nos frigoríficos receberam capacitação quanto ao bem-estar animal.
– O objetivo é melhorar o manejo desses animais através da implantação de um programa de bem-estar animal nos frigoríficos. Para isso, o Programa STEPS promove práticas que minimizem o estresse no manejo pré-abate, métodos de monitoramento da insensibilização mais eficazes, de forma que os animais estejam inconscientes no momento do abate e, assim, não sofram –, avalia Charli Ludtke, Coordenadora do Programa STEPS no Brasil.
Os benefícios diretos da implantação do Programa são as de melhorar o bem-estar desses animais, diminuir dos riscos de fraturas, contusões e percentual de mortalidade, melhorar a qualidade do produto final, provando que tais cuidados são tanto ética quanto economicamente viáveis, além de capacitar profissionais de setor para que aprimorem a rotina dos frigoríficos e o ambiente de trabalho.
– Os profissionais que já receberam nosso treinamento se mostraram estimulados a transmitir os conhecimentos adquiridos para os demais funcionários que trabalham com eles. Isso porque o material fornecido para esse fim, que inclui manuais e DVDs, os ajudarão a dar continuidade a outros treinamentos, tornando-se multiplicadores –, completa Ludtke.
Cronograma 2009
Nos próximos meses, o Programa Nacional de Abate Humanitário – STEPS deverá contemplar as seguintes cidades e os frigoríficos federais, estaduais e municipais, listados abaixo:
AGOSTO
Cidades: Abelardo Luz, Concórdia, Chapecó, Guatambu e Seara
Frigoríficos: Avepar, Bondio, Bugio, Cargill, Varpi e São Clemente, Sadia e Ouro

SETEMBRO
Cidades: Abelardo Luz, Capinzal, Chapecó, Coronel Freitas, Palmitos e Quilombo
Frigoríficos: Aurora, Avepar e Perdigão

OUTUBRO
Cidades: Cerqueira, Dionísio, Guarujá do Sul, Itapiranga, Maravilha, Palmitos e São Miguel
Frigoríficos: Aurora, Cargill, Cooperunião, Diplomata e Sul Valle Alimentos

NOVEMBRO
Cidades: Herval D’oeste, Ipuaçu, Itapiranga, Joaçaba, Xanxerê e Xaxim
Frigoríficos: Diplomata, Mabella, Perdigão, Romani e Porcuerê

DEZEMBRO
Cidades: Canoinhas, Jaraguá do Sul, Porto União, Rio Negrinho e Videira
Frigoríficos: Fricasa, Perdigão, Agropecuária Slomp
Fonte: WSPA - Sociedade Mundial de Proteção Animal

3 comentários:

  1. Olá Andrini,

    sou responsável pelo controle de mídia da WSPA Brasil - World Society for the Protection of Animals - e gostaria de saber se você teria como nos fornecer a média de visitantes do blog por dia ou por mês. Essa informação seria incluída no controle que fazemos através do clipping para saber em que mídias foram publicadas matérias sobre a WSPA.


    Atenciosamente.

    Gisele Ramado
    Comunicação
    Sociedade Mundial de Proteção Animal - WSPA

    www.wspabrasil.org

    ResponderExcluir
  2. Passei para dar uma olhada no que vocês estão fazendo e fiquei feliz em ver o blog atualizado. Continuem assim.

    ResponderExcluir
  3. Obrigada Cioatto! Aguarde logo logo o PataVip terá uma nova cara, ou melhor fucinho!

    ResponderExcluir